Ivon Filho

Ivon Filho

Olá, procurando web designer freelancer para seu projeto?

WordPress como aliado às estratégias de marketing digital

As empresas que planejam ter um site ou blog podem utilizar o wordpress para ajudar nas estratégias de marketing digital, uma excelente ferramenta para potencializar os resultados e organizar todo o processo de publicação e organização das páginas.

Um ponto importante no uso da ferramenta é entender qual o espaço que o WordPress pode ocupar no planejamento de marketing digital, assim será mais fácil pensar nas estratégias para fortalecer a imagem do negócio e ter um calendários mais claro das ações em um ambiente propício para o constante desenvolvimento da marca.

O que é o WordPress?

WordPress é uma plataforma de publicação de blogs e sites da categoria CMS (Content Management System), em português, Sistema de Gestão de Conteúdo.

Com isso, a plataforma permite que qualquer pessoa possa criar conteúdos e publicá-los em seu próprio site ou blog de forma efetiva e simples, mesmo sem ter grandes conhecimentos técnicos sobre programação e critérios de posicionamento, “democratizando” o acesso e as possibilidades de desenvolvimento no meio digital.

Isso é possível porque no WordPress consegue-se escolher o design e aparência que o site/blog terá, além de publicar os conteúdos de modo intuitivo e com critérios para bom ranqueamento, fatores esses bastante positivos.

Mais ainda, por ser uma plataforma de código aberto, incentiva a colaboração entre as pessoas que usam a ferramenta, permitindo que os usuários criem plugins e otimizem o uso da plataforma, bem como interajam para sanar dúvidas.

Vantagens do WordPress no marketing digital

O WordPress é fácil de utilizar, permitindo que qualquer pessoa possa ter um site ou um blog. Com isso, as marcas podem aproveitar a plataforma para explorar um dos maiores pilares do Marketing Digital, que é o desenvolvimento de conteúdo para atração/fidelização de clientes.

Com a plataforma, a publicação de conteúdos e gerenciamento de posts acontecem de modo simples e rápido.

A mensuração de resultados, algo fundamental no marketing digital, pode ser feita no WordPress através das estatísticas do site, onde pode ser monitorado o número de visitantes, localização do acesso, bem como a visualização de gráficos e mapas, entre outros detalhes.

Além do gerenciamento dos resultados, é possível verificar e até controlar quem terá acesso à plataforma, assim o trabalho em equipe fica mais prático e os conteúdos podem ser otimizados e publicados por mais de um responsável, conforme os acessos são cedidos. É basicamente uma divisão de quem irá editar o site, quem publica e assim por diante.

Por conta disso, o WordPress pode contribuir de diferentes maneiras para o marketing digital da sua marca, sendo que as principais ações são:

  • Atrair novos leads (potenciais clientes);
  • Otimizar o SEO (Search Engine Optimization);
  • Trabalhar/criar base para o remarketing;
  • Possibilitar e melhorar a indexação;
  • Ampliar e qualificar o relacionamento com o cliente;
  • Automatizar o marketing com qualidade.

Estes são alguns dos principais benefícios em utilizar o WordPress aliado às estratégias de marketing digital do seu negócio, demonstrando as facilidades agregadas.

Como e quais técnicas de marketing podem ser aplicadas no WordPress?

O WordPress é uma plataforma que vai muito além da criação de blogs, com ela é possível desenvolver um e-commerce (loja virtual), sites e landing page, graças a sua capacidade de ser multiplataforma.

Esta plataforma pode ser utilizada para fortalecer a imagem da empresa e melhorar as ações de marketing, assim como anunciar no Google Ads, outra estratégia muito presente no planejamento de marketing em diversas áreas.

Para incorporar o WordPress corretamente nas estratégias de marketing digital, é necessário escolher os plugins corretos e identificar alguns aspectos que as páginas precisam ter. Para isso, algumas dicas são importantes, como:

1. Crie um site responsivo

O WordPress ajuda muito a potencializar o SEO, principalmente em sites responsivos. Os buscadores como Google, Bing e Yahoo favorecem o posicionamento de sites que são responsivos, ou seja, que se adaptam a diferentes dispositivos móveis, melhorando a experiência dos usuários.

Para um site responsivo, os profissionais podem utilizar o Elementor, um editor de temas muito interessante para o WordPress.

2. Conecte o seu site às redes sociais

Integrar o seu site WordPress com as mídias sociais é um passo muito importante para as estratégias de marketing digital, alcançando mais pessoas de forma adequada e segmentada – migrando a audiência para uma plataforma própria.

Isso pode ser feito com a instalação de ferramentas que possam integrar vários canais de comunicação.

Ao conectar com Instagram, Facebook e outras mídias sociais ao seu site, a criação de anúncios se torna mais fácil.

Outra dica que pode ajudar é entender como funciona o Facebook Ads, plataforma que possibilita a elaboração de campanhas que ajudam na visibilidade da marca.

3. Utilize landing pages para geração de leads

É importante ter um bom tráfego no site e, se aproveitado da forma correta, promove diversas oportunidades para gerar leads. Este processo pode ser feito a partir das landing pages e formulários.

Formulários, por exemplo, podem ser usados no WordPress, graças à ferramenta de automação do marketing. Nos casos em que o empreendedor não tem acesso a esta ferramenta, escolher um plugin é uma boa solução, permitindo otimizar e criar uma página própria para a coleta de dados de potenciais clientes.

Considerações finais

O WordPress possibilita a criação de URLs amigáveis, facilita a atualização de conteúdos e disponibiliza um design leve que acelera o tempo de carregamento, aspectos esses fundamentais para o bom posicionamento em ferramentas de busca e, consequentemente, um maior alcance aos usuários.

A definição de títulos, tags e descrição de textos e imagens são outras funções disponíveis na plataforma e que ajudam no SEO, parte importante do marketing digital e posicionamento.

Portanto, entender como utilizar o WordPress e ferramentas complementares como o Instagram Ads nas estratégias de marketing digital são formas de aumentar as vendas, fortalecer a imagem do negócio perante o mercado e o público, além de ter mais credibilidade e bons lucros.

Vamos Conversar?

Melhorar sua performance digital é o nosso desafio. Colecionamos cases de sucesso e queremos fazer o mesmo pela sua marca. Envie uma mensagem pra gente!

Web Designer Freelancer Brasília DF

Sobre

Apaixonado por WordPress, Ivon Filho atua como web designer e desenvolvedor front-end desde 2010.

Trabalhando hoje como  freelancer, atende, em sua maioria, pequenas e médias empresas que procuram por serviços de excelente qualidade a um custo acessível.

Criação de sites personalizados, desenvolvimento em plataforma WordPress, criação de identidade visual são especialidades da “casa”, o verdadeiro conceito feito à mão!

Experiências

Website Developer

Viva Pixel
Freelancer

Website Developer

Conectando Pessoas
2013 – 2016 - 3 anos

Website Developer

7 Pontos Agência Integrada
2012 – 2013 - 1 ano

Formação

Universidade Paulista

Comunicação e Mídias Digitais
2009 – 2011